domingo, março 19

Papo com o cosmólogo - tempo finito e eterno


Superfície circular

"...(1) Por que o universo primordial era tão quente?

(2) Por que o universo é tão uniforme em grande escala? Por que apresenta aparência igual em todos os pontos do espaço e em todas as direções? Particularmente, por que a temperatura da radiação de microondas de fundo é quase igual quando olhamos em diferentes direções? É um pouco como confrontar vários alunos com uma pergunta numa prova. Se todos derem a mesma resposta, você pode ter quase certeza de que se comunicaram entre si. No entanto, no modelo acima descrito, após o big bang não teria tempo suficiente para a luz chegar de uma região distante à outra, mesmo que as regiões estivessem próximas umas às outras no universo primordial. De acordo com a teoria da relatividade geral, se aluz não pode chegar de uma região a outra, nenhuma outra informação pode. Então não haveria meio pelo qual as diferentes regiões do universo primordial pudessem apresentar a mesma temperatura, a não ser que, por alguma razão desconhecida, elas por acaso tivesem começado já com a mesma temperatura.

(3) Por que o universo comçeou com uma taxa de expansão tão próxima da taxa crítica que separa os modelos que recolapsam daqueles que continuam a expandir-se para sempre, que até hoje, 10 bilhões de anos depois, ele ainda está se expandindo próxima da taxa crítica? Se um segundo após o big bang, a taxa de expansão tivesse sido menor, mesmo que fosse na razão de uma parte em 100 mil trilhões, o universo teria recolapsado antes de chegar a seu tamanho atual.

(4) Apesar do fato de que o universo é tão uniforme e homogêneno em grande escala, ele contém irregularidades locais, tais quais estrelas e galáxias. Acredita-se que estas tenham se desenvolvido a partir de pequenas diferenças na densidade do universo primordial, de uma região a outra. Qual foi a origem dessas variações de densidade?"

Breve História do tempo - Ilustrada - Setephen Hawking - pg 154-156

*Pequenas variações de desidade criando estrelas, galáxias (e gente). Força gravitacional, leis de atração e repulsão. Corpos batendo uns com os outros e gerando grandes explosões...nem parece cosmologia*

1 Comments:

Blogger Otávio Pacheco said...

Essas perguntas são aterradoras.

segunda-feira, março 20, 2006 10:38:00 AM  

Postar um comentário

<< Home