domingo, janeiro 25

nostalgia


alguns vem do passado

A troca (The Changeling) - 2008
Clint Estwood
se passa nos anos 20 parece ter sido feito nos anos 40 com técnicas dos anos 60 (technicolor).
e entender que quando clint, que já não é mais nenhum mocinho, se for leva consigo os últimos vestigios de um cinema que não se faz mais a muito, talvez desde os 60. de um rigor gramático que faz corar aos que hoje se dizem conervadores (a bem da verdade insistir em filmar com pelicula é um conservadorismo, do qual partilho com fervor). pesado, lento e pontuado. grande. enorme.

clint veio de um passado distante, da mesma mesa de billy wilder e frank capra para filmar no século XXI. último vestigio de memória. último traço de história. viva. discípulo de leone, aluno aplicado e agora mestre. haverá um pupilo?

queira deus que sim. pela tradição.


outros vem do futuro
Inútil - 2007
Jia Zangh Ke
é normal a saudade de um tempo passado recente. jia zangh ke veio de uns 10 anos lá na frente, falar da nostalgia dde hoje para gente de hoje.
e veio falar da desconfiança de uma china que atropela e ignora os tempos as tranisções. a china maior potência econômica do mundo e a china pré revolução cultural postos lado a lado, no mesmo fotograma. constante no cinema de jia. um país que engole o próprio rabo. sem mastigar.
o que vai acontecer na cabeça dessa gente?
* dois gênios