quarta-feira, maio 10

Cinema Mudo (parafraseado)


Se eles tivessem vendido...

10/05/2006 - 10h35
Top Cine, na avenida Paulista, fecha nesta sexta

da Folha de S.Paulo

O Top Cine, um dos mais tradicionais cinemas de arte de São Paulo, vai fechar as portas de suas duas salas nesta sexta --amanhã é último dia de exibição dos filmes. O Grupo Estação, que assumiu o cinema em 1999, afirma que não vai renovar o contrato, que vence no dia 20/5, com os donos do shopping Top Center, localizado na av. Paulista, 854, na Bela Vista.

Segundo Eliezer Baranek, gerente-administrativo dos projetos de expansão do Grupo Estação, a nova proprietária do prédio, a imobiliária São Carlos, fez uma reinterpretação do contrato, o que levou a um aumento de quase 80% do valor do aluguel das salas, além de incluir uma cobrança retroativa."Não reconhecemos a dívida e achamos que iríamos ganhar essa disputa na Justiça, mas nosso negócio é cinema, não advocacia. Não somos litigantes, preferimos encerrar o contrato", diz Baranek.

A gerente comercial da administração do Top Center, que preferiu não se identificar, afirmou que não houve tal reinterpretação contratual, e que o Grupo Estação simplesmente preferiu não renovar o contrato.

O fechamento do Top Cine --que já promoveu mostras de diretores como Truffaut e Godard-- também está ligado à condição deficitária do cinema. "Com o novo contrato, não tinha futuro, as rendas não justificavam. Aquela região já tem outros cinemas que competem pelo mesmo público", explica Baranek. Ele afirma que os filmes do Grupo Estação continuarão a passar em São Paulo e que o grupo pretende investir em mais salas na cidade assim que completar sua expansão no Rio. Até amanhã, o Top Cine exibe oito filmes, entre eles, "Crash - No Limite" e "Paradise Now".


- Tristeza. eu, amigo relapso, a muito não vou lá-
- Mas que não demorem a investir e ter outras salas, algumas raridades deliciosas que aquelas "duas" pequenas me proporcionaram:

- 30 anos esta noite (Le feu follet) - Louis Malle
- Zona de Conflito (The war zone) - Tim Roth (ambos, em sequência com o Fantastic Four)
- L' amour l'après-midi - Eric Rohmer
- A colecionadora (La collectionneuse) -Eric Rohmer (Genial)
- Detetive (Détective) - Jean-Luc Godard (o mais didático da espécie)
- Brown Bunny - Vicent Gallo (um injustiçado nas Mostra dos Melhores deste ano - aliás, a pior mostra dos melhores de todos os tempos)
- Tão Distante (Distance) - Hirokazu Kore Eda (Obra Prima Maestra)

- O vazio desta cidade sem Truffaut, Godard e Malle por enquanto
- Onde vou comprar os CARTAZES AGORA?!!!! (e não quiseram me vender o genial atirem no pianista, mas tenho em mãos 3 Obras Primas dos cartazes - La Grand Ilusion, Elogio ao amor e Distance...é o que ficou. pena-

PROGRAMAÇÃO HISTÓRICA - ÚLTIMO DIA DE FUNCIONAMENTO TOP CINE

Sala 01 -
Pele de Asno 14h
Orgulho e Preconceito 15h45
Mentiras Sinceras 18h15
Paradise Now 20h
Crash 21h45

Sala 02
Manual do Amor 13h40
Pele de Asno 16h (dublado)
Boa Noite e Boa Sorte 17h45
Pele de Asno 19h30
Crianças Invisíveis 21h15

*Digno, mas bem que eles podiam sacar todo o arsenal francês*
*MUITO OBRIGADO POR TUDO!*